domingo, 25 de julho de 2010

TURISMO SUSTENTÁVEL

foto e texto: maria morais

O Turismo sustentável atende, simultaneamente, às necessidades dos turistas e das regiões receptoras, ao mesmo tempo em que protege e amplia as oportunidades para o futuro. É um condutor ao gerenciamento de todos os recursos, de tal forma que as necessidades econômicas, sociais e ambientais possam ser satisfeitas sem desprezar a manutenção da integridade cultural, dos processos ecológicos essenciais, da diversidade biológica e dos sistemas que garantem a vida.
O planejamento e prática do turismo sustentável é a mais eficaz forma de evitar a ocorrência de danos irreversíveis nos meios turísticos, de minimizar os custos sociais, econômicos e ambientais que afetam os moradores das localidades, e de otimizar os benefícios do desenvolvimento turístico.
Uma forma de se fazer este tipo de turismo é através do cooperativismo. O turismo cooperativo rural abre uma porta para a sustentabilidade e conservação da biodiversidade.
Em Ilhéus-Bahia, existe uma cooperativa de turismo que atende a este tipo de turismo, acesse www.cooperbomturismo.blogspot.com ou via e-mail cooperbomturismo@hotmail.com para mais informações.


fonte: act


Um comentário:

  1. Boa tarde, Maria Morais e leitores do blog.
    Gostaria de noticiar informações do:

    PLANO MUNICIPAL de CONSERVAÇÂO e RECUPERAÇÂO da MATA ATLÂNTICA de Ilhéus. Lei fed. 11428 de 23 dez.2006.

    que esta sendo construido de forma participativa no Municipio de Ilhéus, através do SEMA, UESC, CEPLAC e outras ONGs. Com recursos do MMA-PDA, a cidade foi escolhida pela ONG proponente GAMBA de Salvador.
    O plano esta em fase de diagnóstico, que devera ser apresentado no inicio de dezembro para a comunidade Ilhense.gostariamos de afirmar que este plano municipal , depois de se tornar lei municipal, devera junto com o CONDEMA obter recursos para recuperação no fundo a ser regulamentado pel Gov. federal.Sem dúvida mais uma ferramenta para manter a Floresta em pé , e distribuindo frutos sociais.
    estamos a disposição para maiores informações e retornaremos a dar mais noticias proximo a exibição do diagnostico em Ilheus.

    Grato Marcelo Roncato

    mroncato@gmail.com
    gestor ambiental

    ResponderExcluir