sábado, 24 de março de 2012

INSTITUTO DE PESQUISAS ECOLÓGICAS - IPÊ COMEMORA 20 ANOS

Graças ao idealismo de um homem que um dia deixou sua carreira bem sucedida como administrador para se dedicar à conservação do nosso planeta com suas idéias e seu trabalho, há  20 anos, surgiu o IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas em Piracicaba, mais tarde estabelecendo-se em Nazaré Paulista (São Paulo).
Para mudar é preciso coragem, determinação e certeza dos desejos que se tem, mas essencialmente é fundamental que se tenha o sentimento de pertencimento à vida, ao planeta. 
Foi o sentimento de pertencimento, o desejo de mudar, de transformar idéias em ações que levaram o Professor Cláudio Pádua a tornar-se um "insano" diante dos padrões convencionais de sua carreira já construída, a acreditar que poderia sim, contribuir para um mundo melhor sendo um agente atuante na defesa da conservação da biodiversidade.
Ao longo de sua história, o Professor Cláudio Pádua tem sido exemplo para todos que sonham com um planeta mais verde, cheio de vida, justo e sustentável. Seus ideais tem sido a mola propulsora para muitos que desejam contribuir para a construção de um mundo melhor.
O IPÊ é parte dos sonhos já realizados do Professor Claudio Pádua, uma organização totalmente voltada à conservação da biodiversidade, pautada na excelência de seu trabalho para o desenvolvimento das comunidades.
Atuando em mais de 40 projetos no Brasil, o IPÊ tem ampliado ao longo de seus 20 anos seu trabalho, respeitando as tradições para a conservação promovendo a educação ambiental, formando mestres em ecologia e fazendo novos defensores da natureza. Seus projetos em todo o país propõem um novo modelo de conservação ambiental  que inclui pesquisa de espécies ameaçadas, educação ambiental, restauração de habitats, envolvimento comunitário com desenvolvimento sustentável, conservação da paisagem e políticas públicas em ações integradas, multiplicando o conhecimento. Com seu valioso trabalho, o IPÊ promove a cultura da cooperação  para a conservação da biodiversidade e para o desenvolvimento das comunidades onde atua. Dentre seus cursos está o de  Biologia da Conservação e Manejo da Vida Silvestre, um dos principais e mais procurados da ESCAS-Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, além do mestrado profissional em Ecologia e MBA em Gestão de Negócios Socioambientais.
Congratulações ao IPÊ e toda a sua equipe que fazem da Instituição um exemplo e modelo de organização com excelente gestão.
Acesse o IPÊ http://www.ipe.org.br/